A importância dos 4 P’s do Marketing

Olá amigos,

Falamos muito sobre marketing aqui no blog, mas no artigo de hoje precisamos voltar ao tempo para relembrar o conceito que faz o marketing ser uma estratégia essencial. Vamos falar sobre a importância dos 4 P’s do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

 

O Conceito

O também conhecido “Mix de Marketing” ou “Composto de Marketing” não é um conceito novo, ele foi criado por Jerome McCarthy há 60 anos, mas continua sendo fundamental para as empresas, ainda mais com as considerações e estudos de Philip Kotler – um dos maiores especialistas de Marketing da atualidade – fez sobre o conceito. Parece um assunto chato, mas sua usabilidade até os dias de hoje mostra o quanto é essencial em uma boa estratégia para as empresas, que vai desde a criação do produto até como promovê-la. Veja um resumo do conceito de McCarthy:

 

 

A importância da sequência

A lógica é muito simples, é preciso ter um Produto, definir seu Preço e onde será encontrado (Praça) para então realizar a Promoção. E esse tipo de promoção não é o “Leve 3, pague 2”, ou “Descontos imperdíveis”, mas no sentido de como você irá promover seu produto, quais estratégias serão usadas. Todo esse processo está interligado com o mercado alvo e de como você quer que sua marca seja associada.

É muito importante compreender que produto é o que você oferece.  Pode ser óculos, lanches, uma consultoria, um curso, um software, enfim, produto é o que você vende. Pode ser palpável, ou não.

Depois dos três P’s definidos, é na Promoção que a identidade visual e a linguagem a ser abordada serão exploradas, pode ser por um site bonito, intuitivo e persuasivo, por uma embalagem diferenciada, por um conceito criativo único… as possibilidades são infinitas.

 

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A importância da sequência

É importante destacar que a forma como você se comunica deve estar alinhado com a percepção de preço definida, se seu produto é premium ou econômico, por exemplo, para isso é preciso ver numa escala onde está seu produto entre preço e qualidade. Faça uma análise do seu produto, doss concorrentes, veja onde você se encaixa, ou o que precisa adaptar.

Mapa de Posicionamento:

1 – PREMIUM
Produto de alta qualidade e preço

2 – PENETRAÇÃO
Produto de alta qualidade e preço baixo

3 – ECONOMIA
Produto é de baixa qualidade e baixo preço

4 – EXPLORAÇÃO
Produto de baixa qualidade e alto preço

Um bom trabalho de comunicação pode ajudar e muito na migração do 2 para o 1, mas no 3 ou 4 é preciso analisar aspectos internos da empresa e o objetivo para realizar essa migração.

Para as quatro categorias há público, e muitas vezes a estratégia do produto é “ser como é” para atender esse nicho de mercado. Pense na Coca Cola e a quantidade de produtos que eles têm, vendo o catálogo é possível perceber que eles produzem diferentes produtos para diferentes públicos.

 

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Beijos da Inês.

Até a próxima 😉

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