Olá, amigos!
A gente fala muito de marketing digital aqui no blog, mas como criar um nome para sua empresa, nós nunca abordamos. Este processo é chamado de naming. É, talvez, uma das partes mais difíceis da criação para um projeto, produto ou empresa. Afinal, como nomear algo que ainda não existe?
A criatividade, originalidade e entendimento total do negócio, do mercado e de marketing, irão ajudar no processo. Precisa ser algo que tenha significado e de fácil assimilação. Aqui na Lhama temos exemplos muito legais de criação de nome. O objetivo deste artigo é mais dar um panorama das possibilidades e alguns exemplos.
Um passo a passo
Passo 1: Levantamento de dados
Coloque no papel todas as informações sobre a marca/projeto/produto: Como surgiu, de onde veio, para que servirá, qual é o público alvo, quais serão os pontos de venda, diferenciais, sensações, missão, visão, valores, objetivo, inspirações, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, etc. (isso já vai dando uns insights para o próximo passo).
Passo 2: Brainstorming
Depois de entender e descrever tudo sobre o seu projeto, comece a listar possíveis nomes que podem ser interessantes, coloque tudo, tudo mesmo, aqui é o momento para deixar todas as ideias fluírem.
Passo 3: Pesquisa
Pesquise se os nomes da sua lista já existem, se são concorrentes, se atendem os atributos necessários para um bom nome (veja no final do post), teste se a pronuncia, escrita, memória, entre outros.
Passo 4: Registro de nome
Registre sua marca e, também, o domínio e os @ das redes sociais.
Tipos de naming
E claro, para criar um nome não há limites, pois explicar como surgiu é maravilhoso, e mostra o quanto seu negócio é autêntico e exclusivo.
- Dá para ser descritivo
Como o Banco do Povo, Correios e Casa do Pão de Queijo. Bem óbvio do que se trata né?!
Pró: deixa bem claro o que faz. exemplo: “Eu sei que lá vende pão de queijo.”
Contra: restringe uma expansão de produtos. exemplo: “Será que vende pão de batata, café, chá ou qualquer coisa”
- Palavra que remeta a uma característica do produto, algo sugestivo
Uma cerveja vai bem, bem gelada e refrescante… Antárctica.
Pró: ajuda a aprofundar a imagem além do produto. exemplo: “Cerveja tem que ser gelada.”
Contra: prejudica a imagem se não houver sintonia com a marca. exemplo: “E se estiver congelado? Ou o garçom te entrega uma cerveja quente?”
- Um símbolo
Sabia que as lhamas tem personalidade única, trabalhadora, divertida e diferente? Chama a Lhama Digital!
Pró: trás a característica do animal que já existe para sua marca. exemplo: “Nossa lhama é trabalhadora, diferente e divertida.”
Contra: nem sempre fica claro do que se trata, precisa de um trabalho de assimilação. exemplo: “A Lhama, faz marketing digital, ou seja, chamamos de lhama digital.”
- O sobrenome ou a junção de nomes (próprios)
Philips, sobrenome do fundador da empresa de tecnologia.
C&A são as iniciais dos irmãos criadores da loja de vestuário, Clemens e August.
Pró: Se tiver boa sonoridade ajuda na marca e limita a concorrência. exemplo: “Fácil de lembrar e marcar”
Contra: Não mostra nenhuma característica da marca. exemplo: “Requer um investimento em mídia maior para associar os valores da marca, o que faz, para quem faz, como faz.”
- Usar sigla
IBM é a sigla para International Business Machines – ‘Máquina de Negócios Internacionais’
Pró: por ser curto é fácil de falar e lembrar. exemplo: “Fácil de fixar.”
Contra: carece de significado nítido. exemplo: “Muito fácil de confundir com outras coisas, marcar, objetos etc.”
- Um acrônimo
Petrobras é a junção do Petróleo Brasileiro
Pró: Criar um nome original. exemplo: “Pode ficar muito claro que faz.”
Contra: Pode ‘soar’ estranho, principalmente, por se tratar de uma palavra que não existe. exemplo: “Pode parecer um ‘trava-línguas’, pode parecer estranho, pode ser fácil de confundir com outras significados.”
- A truncação
Uso de parte de uma palavra, como a Intel – “abreviação” de ‘Inteligência’
Pró: De novo pode ser original. exemplo: “Pode ficar muito claro que faz.”
Contra: E mais uma vez, pode ‘soar’ estranho. exemplo: “Pode parecer estranho.”
- Palavras inspiradas em outros idiomas
‘Rhebok’ é o nome de uma espécie de antílope africano, tudo a ver com agilidade e corrida, surgiu então a Reebok
Pró: Pode ser mais sofisticado que a técnica de ‘símbologia’, pois envolve mais pesquisa. exemplo: “Autenticidade para a marca”
Contra: Envolve necessidade de explicação. exemplo: “não são todas as pessoas que tem acesso a este conhecimento específico.”
- Naming conceitual
Banco Original, um banco que quer ser original até nome.
Pró: facilita a memorização e fortalece o conceito da marca. exemplo: “Uma das formas mais claras de explicar o que faz.”
Contra: uma troca de posicionamento de marca pode ser praticamente impossível. exemplo: “E se o banco não for mais ‘original’?”
- E até mesmo inventar
O fundador queria um nome fácil e que tivesse a letra ‘k’, que ele gostava, surgiu então a Kodak.
Pró: são poderosos, por nunca terem sido usados. exemplo: “Facilidade em se diferenciar.”
Contra: não carrega um significado que auxilie nas ações de marketing. exemplo: “Custa para fazer ‘pegar’.”
Fale com um Consultor de Marketing
Veja como foi a construção de naming de alguns de nossos clientes:
O processo dá trabalho né?! Afinal, precisamos dedicar parte do nosso tempo nesse processo. E é por isso que a Lhama surgiu, um suporte aos empreendedores nas ações de marketing, para que ele se dedique em outros aspectos da empresa. Listamos abaixo a origem dos namings da Tribus Alimentos, da CellFe e da Siet. Se você quiser ver os projetos que desenvolvemos para eles é só clicar no nome deles na lista
Tribus Alimentos. Tribus vem de “distribuição” entre tribos, do latim antigo. Origem do nome “Tribus Alimentos”, que é também descritivo, pois a Tribus é uma distribuidora de Alimentos.
CellFe. ‘A loja do Fe’ é uma assistência técnica para celulares. CellFe é a junção do nome do proprietário (Felipe) e do termo Cellular Phone, e ainda remete ao ato de tirar foto de si mesmo (Selfie).
Siet Informática. Siet é a sigla para Soluções Inteligente em Tecnologia. Empresa de manutenção de computadores, infraestrutura, melhorias e adequações em TI. Atende pessoas físicas e empresas.
Atributos necessários para um bom nome
Tem algumas perguntas que ajudam a perceber se é ou não um bom nome, que englobam facilidade1, expressividade2, distinção3, memorização4, aparência5, disponibilidade6, interesse7 e versatilidade8 da marca.
1 É simples de escrever e pronunciar?
2 Mostra o propósito e a personalidade do negócio?
3 O que se destaca dos concorrentes?
4 É fácil de lembrar?
5 Ler e ouvir é agradável?
6 Tem o domínio do site disponível para compra?
7 É interessante para aplicar SEO?
8 Dá para expandir internacionalmente sem perder sua essência?
Legal né?! Espero que todos estes exemplos tenham dado inspiração.
E claro, precisando, contrate a Lhama!
Até a próxima!
Beijos da Inês.