Olá amigos!
Ano novo, carnaval, dia das mães, dos pais, namorados, páscoa, feriado municipal, estadual, nacional, dia das crianças, natal, ano novo… todo ano temos datas comemorativas ou feriados que, às vezes, passam batido. Como trabalhar essas datas? Como não deixar as datas apenas virarem “feliz dia…”? Aprochega mais que vou dar umas dicas.
A melhor estratégia de marketing é a criatividade. Ela possibilita algo mais autoral e exclusivo, mas quando se fala em datas que tem todo ano, às vezes, parece que trava tudo, né?! Separei quatro passos que ajudam no processo de trabalhar datas comemorativas.
Defina um objetivo
Quer aumentar seguidores? Engajamento? Vendas? Força de marca?
A definição do objetivo irá ajudar a guiar sem se perder no processo.
Pense na data e pesquise sobre ela
Pesquisar a data, sua origem, como as empresas trabalham nesse dia, pode ajudar a surgir ideias.
Escreva todas as ideias que vierem
Anotem todas as ideias que surgirem. Sem restrição. Todas são válidas nesse primeiro passo.
Veja as possibilidades de ação
É aqui que você analisa as possibilidades de cada ideia: orçamento, processos necessários, como executar. Será uma promoção? Uma ação? Desconto? Desafio? Engajamento? Sorteio? Um brinde exclusivo? As possibilidades são muitas.
Defina prazos
Tudo certo?! É hora de definir prazos e duração. A campanha começa quando? Irá durar por quanto tempo? Um dia, um mês, uma semana? Quanto tempo é preciso para planejar, criar e iniciar e finalizar a campanha?
Publique e incentive engajamento
Inicie a campanha e acompanhe os resultados, incentive as pessoas a compartilharem, curtirem e comentarem.
Ahh!! E não descarte as ideias que não foram escolhidas.
Deixe as anotações salvas. Talvez as ideias que não foram aplicadas no momento, podem ser úteis em ações futuras.
Beijos da Inês.