Logo, logotipo ou logomarca?

Discussão de empreendedores, dia-a-dia dos designers e publicitários…
Com certeza você vai precisar entender melhor para reconhecer o profissional que sabe o que está fazendo.

Vamos lá.

NUNCA use a palavra logomarca.

Ela não existe! Está errado!

E um bom profissional vai sentir doer os ouvidos se você falar.

O correto é LOGOTIPO!

Para que serve?

O logo é um conjunto de símbolo e textos que representam alguma coisa, no nosso caso, uma empresa ou empreendimento.
O uso do logo é uma das formas mais antigas de comunicação da humanidade, usado desde a pré-história, antes mesmo da escrita. No período paleolítico, os símbolos eram muito comuns, geralmente pintados locais seguros (dentro de cavernas) e, cada símbolo representava algo. Olha que legal esses exemplos:

E nos dias de hoje? Como é ?


Bem, existem algumas classificações e qualificações de logos.
Não sei se é porque trabalho com isso, mas te garanto: é legal para caramba.

Olha só:

LOGOTIPO

As letras (tipografia, estilizada ou não) é o logo.
Exemplo: Coca-Cola, Disney, Google, Hbo.

ISOTIPO

O logo é apenas um símbolo, um desenho.
Exemplo: Apple, Nike, Shell, Renault.

apple-2

IMAGOTIPO

As letras e o símbolo se juntam para compor o logo.
Exemplo: Amazon, Fedex, Carrefour, Lacoste.

ISOLOGO

O símbolo e as letras são um só.
Exemplo: Starbucks, BurgerKing, PizzaHut, Harley-Davidson.

Capturar

Ainda existem dois conceito para falarmos: LOGO e MARCA!

LOGO

É o conjunto de formas e letras que, reunidas de uma determinada forma, representam uma organização, empresa, projeto ou produto.

MARCA

Tem o conceito muito mais abrangente, que envolve TUDO relacionado à lembrança da empresa e seu posicionamento (falaremos disso aqui no blog).
O logo faz parte da marca, assim como seus funcionários, equipamentos, estrutura, produtos, distribuição e tudo mais.

Ou seja, tudo que ele representa.

Simples, né?!

Viu quanta coisa podemos aprender sobre logo?! E, olha que só citamos alguns exemplos de conceitos.
Conhecimento básico para designers e curiosidade/segurança para empreendedores.
Um empreendimento sem logo desenvolvido para seu objetivo, é apenas mais um no meio da multidão.
O que você acha de batermos um papinho sobre logo?
E, ainda melhor: sobre construção da sua marca?
Clique aqui em baixo para marcar um bate papo com um publicitário!

Besos da Inês!

Cadastre-se
para falar com um
Consultor de Marketing

Leia também: