Recentemente fizemos uma enquete no Instagram: Na sua opinião o que é melhor para você? Qualidade ou Quantidade de postagens? 89% concordam que qualidade é melhor que quantidade e, neste artigo, falaremos justamente sobre como criar e a frequência das postagens nas redes sociais.
Melhor do que quantas vezes falar, é saber o que falar. Postar só por postar não é legal. O conteúdo deve ser interessante e relevante. Para isso, pense no seu cliente ideal e quais dores (problemas) que ele enfrenta e como sua empresa pode ajudar. O “cliente ideal” é chamado de Persona.
Quando há uma persona definida fica muito mais fácil saber o que postar e se o conteúdo será relevante, pois o que gera engajamento é a capacidade de uma publicação fazer conexões, ou seja, trazer identificação e o ajuda de alguma forma.
Para criar sua persona faça uma descrição fisiológica e comportamental do seu cliente perfeito, aquele que você idealizou e ajustou quando montou sua empresa. A persona não existe na vida real, ela apenas direciona sua comunicação.
Qual é o sexo da persona? Altura? Cor? Do que gosta e do que não gosta? Como ela lida com os sentimentos? O que ela busca na vida? Quais suas necessidades? Quais lugares frequenta? Quais problemas ou dificuldades enfrenta? Enfim, a quantidade de informações é ilimitada. Você cria a quantidade de personas conforme a necessidade, mas as vezes uma só persona é o suficiente. A função de suas publicações será ajudar essa pessoa e divulgar sua marca. Quando você sabe com quem fala, sua comunicação é muito mais assertiva.
Você não precisa falar com todo mundo, mas com seu público.
Assim como uma vitrine de uma loja mostra as roupas montadas, sugerindo looks, seus posts devem fazer o mesmo: sugestões de uso e aplicação do seu produto ou serviço. Qual a solução que você oferece, para quem e porquê?
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“Tá, entendi que a qualidade do conteúdo importa, mas quantas vezes postar?”
Não é legal postar, sumir por semanas, postar, sumir por meses. A frequência é importante sim, mas não somente ela. Faça um planejamento e veja a sua disponibilidade para atualizar as redes sociais, pois marketing digital exige tempo e dedicação.
Pense que o stories mostra que sua empresa está ativa e os posts de que ela não “morreu”. Faça uma lista de temas que podem ser trabalhados, dedique um tempo para planejar, escrever e fazer as artes das postagens da próxima semana ou do mês todo.
Dica: No Facebook Business você consegue agendar postagens no Face e no Insta.
A frequência depende da sua capacidade de planejar e executar suas ideias, ou seja, sua disponibilidade. Não tenha pressa, mas poste pelo menos uma vez por semana. Seu feed tem que agregar valor e não números de postagens.
Gostou da dica? Ahh, sempre que precisar: Chama a Lhama.
Um abraço virtual, e claro, beijos da Inês.