Hola, amigo! Como estás?
Esse é o primeiro capítulo de tudo que você PRECISA saber sobre marketing digital.Mas vamos começar do começo…
Podemos entender Marketing Digital como o conjunto de ações que uma empresa ou marca executa no ambiente online buscando atrair novos negócios e relacionamentos. Para conseguir realizar tudo isso com maior eficácia existe uma série de estratégias como o SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Marketing digital parece muito fácil de entender, porém, é importante lembrar que em um ambiente tão grande como a internet qualquer passo em falso pode significar fracasso total, e é por isso que você deve estudar muito antes de agir nas redes sociais da sua empresa.
O que é Marketing Digital?
A ideia do Marketing Digital é promover produtos, serviços e marcas por meio das mídias sociais. Atualmente é uma das principais ferramentas que as empresas possuem para comunicar com seu público de forma direta e personalizada.Para Philip Kotler – ele é considerado o pai do Marketing e caso você ainda não tenha ouvido falar dele, recomendo a leitura de “Marketing 4.0” – Marketing é o “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Existem várias estratégias de marketing para guiar o seu negócio, porém devemos levar em consideração que a maioria da população mundial está presente nesse ambiente. Assim, o marketing digital é a principal estratégia.
Você pode usar os canais digitais – como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros – para estar mais próximo do seu público e solucionar as dores e desejos dos clientes e potencias. Aqui fica fácil entender as instruções de Kotler, seria um processo social no qual seu cliente precisa de algo, e você estará presente para ajudá-lo.
Existem fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço, por isso o marketing digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas, tanto faz, e cada um pode adotar uma estratégia diferente.
Podemos dizer então que o marketing digital não é uma ciência exata, mas é moldável de acordo com o comportamento dos usuários!
Por hoje é só, mas fique ligado em nosso site para acompanhar o segundo capitulo.