Google: como se aliar com a gigante da internet

Olá, amigos.

O que é um site de busca? Como funciona? Como aparecer lá? Nesse post vou falar de Google: a gigante da internet, responsável por 96% das buscas no Brasil¹. Mas a gente sabe que todo o mundo já deu uma ‘googlada’ para encontrar algo mais rapidamente.

Buscadores são ferramentas online que vasculha links da internet e os apresentam de forma organizada aos que fazem uma pesquisa. O Google não é o único que faz isso, existem vários, mas ele é o mais forte. Seu principal concorrente é o Bing, da Microsoft, com 1,7% do mercado.

Quando uma pessoa pesquisa algo, ela (mesmo sem saber) usa palavras-chave, que é uma palavra ou conjunto de palavras mais importantes de uma sentença. Ou seja, buscadores encontram na internet links relacionados a palavra-chave pesquisada. Pegou? A chave é a palavra-chave. 💁‍♀️

Pensando em negócios, para seu site aparecer nos sites de busca é preciso saber utilizar as palavras-chave em seu site. Dá para fazer isso de forma orgânica e paga.

Você sabe a importância de se ter um site? Dá uma olhada no post Site: seu ponto comercial virtual.

Para ter melhores resultados organicamente é preciso desenvolver um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), traduzindo, Otimização para Mecanismos de Busca, e acompanhar. Este é um processo importante e indispensável em um site e que, após aplicado, costuma demorar alguns dias para aparecer nos resultados.

O SEO é um trabalho contínuo, precisa ser aplicado em cada nova sessão, produto, post ou página que tenha no site. Títulos e textos bem construídos com palavras-chaves adequadas ajudam a indexar melhor nas páginas no Google.

Esse é um dos motivos do marketing de conteúdo ser algo interessante para se utilizar. Pesquisas são demandas, e respondendo dúvidas de assuntos relacionados à sua área de atuação, dá para aumentar o tráfego do seu site, fortalecer a marca e ainda há chances de atração de novos leads.

De forma paga é o famoso patrocinado. E funciona de forma imediata. No post quanto investir nas redes sociais expliquei como funciona anunciar nas redes sociais, e no Google é da mesma maneira, um leilão virtual para aparecer na primeira página.

A principal característica é que os anúncios pagos sempre aparecem no topo da lista pesquisa. Quantas vezes você irá aparecer depende do seu orçamento diário, e a plataforma utilizada para gerenciar os anúncios é o Google AdWords.

A plataforma também possibilita anúncios de banner em sites parceiros do buscador, mas esse é assunto para outro post.

Qualquer coisa, chama a Lhama!

Beijos da Inês.

Cadastre-se
para falar com um
Consultor de Marketing

Leia também:

Quanto investir nas redes sociais