No Blog da Lhama de hoje o assunto é “Jornada de Compras”.
Calma que isso não significa que você vai sair pelo shopping da sua cidade para fazer um monte de compras, essa é a jornada que o consumidor passa até chegar na sua empresa e comprar seu produto ou serviço.
Para que todo o seu processo de vendas atinja o seu objetivo é muito necessário entender as etapas pelo qual o seu público-alvo passa antes de se tornar um cliente.
Se você é o tipo de pessoa que gosta de palavras em inglês, você pode sair por aí falando sobre buyer’s journey, algumas fontes podem te apresentar em 3 etapas, mas nós dividimos em 4 momentos.
1 – Descoberta
No início da jornada o consumidor não entende ou nem se dá conta que tem um problema. Ainda está despertando o interesse por algum tema, objeto, e por aí vai, e o grande objetivo da sua empresa deve ser capturar a atenção.
Mais adiante sua tarefa será mostrar, para ele, que ele têm um problema ou uma oportunidade.
Ainda está confuso?? Calma que vou te dar um exemplo.
Vilma é dona de um pequeno mercado. Frequentemente ela navega na internet para procurar ajuda para organizar seu estoque.
Caso a sua empresa ofereça um software de controle de estoque, é nesse momento que você pode oferecer postagens com conteúdo, blogs como: “Dicas de como organizar o estoque de sua empresa”.
Como é um tema que ajuda no seu dia a dia, ela o encontra através da busca na internet ou por compartilhamentos nas redes sociais e se interessa.
2 – Reconhecimento
Nessa parte o consumidor já entendeu mais um pouco sobre o tema e se deparou com algum problema ou oportunidade. É essencial você “cutucar a ferida” e gerar nele uma necessidade.
Ou melhor, você pode até mostrar para ele um problema que ele tem, mas ainda não tinha se dado conta. Então irá gerar um estímulo para estudar, pesquisar e entender cada vez mais o problema e ir atrás de soluções.
Vou te dar um exemplo
Nossa amiga Vilma percebeu sua dificuldade em controlar o estoque de seu mercadinho e precisa urgente achar uma solução. Logo, começa a procurar soluções.
Uma ideia de postagem que sua empresa pode fazer é “Maneiras de calcular o estoque ideal”. Também é bacana fazer um videozinho explicativo ou uma planilha pré-programada para ajudar.
3 – Consideração
Depois de pesquisar em um milhão de sites, contas no Instagram, e mapeou todas as soluções possíveis para começar a avaliar. Nessa parte precisamos que ele identifique o seu produto como a opção certa para ele.
Aqui, você pode dar um “acelero” em seu cliente, criar um sentimento de urgência para que alavanque o processo e não deixar para resolver o problema depois. Quanto mais tempo ele busca, mais opções ele pode achar.
Calma aí, que eu dou uma exemplificada…
Vilma já sacou que calcular o próprio estoque não é a maneira mais eficaz, pois demanda tempo que muitas vezes ela precisa para resolver outros assuntos. E aí que Tchanaaaam! Você mostra que a melhor solução para a ajudar está em você…
Então você posta o seguinte tipo de conteúdo “Softwares para controlar estoque de pequenas empresas”. Agora você apresenta sua ferramenta!
4 – Decisão
Chegamos ao fim da nossa jornada, finalmente o consumidor terminou de analisar e TOMOU UMA DECISÃO, resultando no momento da compra. Chegou a hora de mostrar seus diferenciais e que com certeza sua empresa é a melhor escolha!
E vamos de exemplo:
Vilma já tem interesse e pesquisa mais sobre o seu software, um post que comunica seus diferencias cai muito bem nessa situação. Uma dica muito legal usada pela maioria dos serviços de streaming é um teste gratuito por um período de tempo para ver se a ferramenta é a necessária, geralmente nesse caso a pessoa se acostuma a ter a ferramenta e acaba fechando negócio.
E assim é a jornada de compra, parece uma longa viagem, mas ela acontece na maioria das vezes em poucos dias, e quanto maior o interesse do consumidor, mais rápido será esse processo.
Fique ligado no Blog da Lhama para mais diquinhas como essa.
Besos da Inês!