Como usar o Trello nas vendas

Olá amigos!

Você recebe contatos e não sabe o que fazer ou se perde em meio a tantas tarefas? O Trello pode ser uma ferramenta importante para te ajudar! Vamos nessa que eu te conto.

Mas antes de seguir com esse post, recomendamos a leitura do texto Script de Vendas e Jornada de Compras. Eles serão muito importantes para entender como é que juntamos todos esses conceitos com o Trello, no objetivo de otimizar as vendas.

O que é Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos bem simples e com versão gratuita. Nele é possível criar quadros, listas e cartões com diversas funcionalidades para gerir diferentes projetos, dá para usar para estudos, gestão e vendas, claro.

Como otimizar as vendas no Trello

Iremos utilizar o Trello como um misto de funil de vendas, agenda e diário num só.

Crie 5 listas:

  • Contato (Agenda)

Os clientes da Lhama têm esse passo otimizado. Por meio de automatização, chegaram nesta lista os leads provindos das mídias veiculadas nas campanhas. O Cartão consta o nome, e-mail, telefone e outras informações que possam ser solicitadas no momento do cadastro.

Dá para cadastrar manualmente aqueles que entram em contato por telefone, WhatsApp ou Direct, por exemplo. Basta clicar em “Adicionar outro cartão” e adicionar todas as informações.

Responda o contato o mais rápido possível.

  • Apresentação

Você já retornou o contato? É nesta coluna, você arrastará os contatos que já conversou ou agendou algum tipo de apresentação.

Dependendo, a venda já pode acontecer aqui.

A venda de cento de salgado, por exemplo, pode ser mais rápida, você retorna o contato e informa sabores, preços, taxa de entrega e a pessoa já pode comprar na hora. Mas e se for para fazer um buffet completo? Provavelmente a decisão de compra pode demorar um pouco mais, tanto para o cliente, quanto para empresa, que precisará de mais tempo para elaborar o orçamento. Será um processo de atendimento um pouco mais longo, pode envolver contrato, terceirização, etc.

  • Follow Up

Aqui fica os contatos que estão em negociação ou você fará um novo contato.

Agende data para retornar a pessoa e descreva se ele tem interesse ou não. Use o cartão como um diário, anote todas as informações de cada atendimento em “Atividade”.

Antes de definir como “perdido”, tente ao menos 3 contatos com a pessoa.

  • Fechou

Aqui, arrastará os cartões de clientes que fecharam negócio durante o mês, seja uma venda, um contrato, um serviço. Anote os valores, o que comprou, condições de pagamento e, inclusive, o que o fez comprar com você.

  • Não Fechou

Arraste para esta coluna todos os cartões que não fecharam negócio com você e anote os motivos. Essas informações poderão te auxiliar a encontrar os pontos que a empresa precisa aprimorar.

Caso veja necessidade, você pode criar novas listas ou utilizar uma nomeação que seja mais prática para a sua empresa.

Uma das maiores vantagens é que, caso aquele contato que não fechou retorne, você consegue relembrar todo o atendimento ao checar o histórico de atividades e fazer um follow-up personalizado.

Funcionalidades do Cartão

Veja as principais funcionalidades que um cartão pode ter.

A ferramenta Check-list pode ser bem interessante, dá para criar uma lista para acompanhamento do processo após a compra. Pode ser as etapas de um projeto, ou do contrato. Se você é eletricista e tem contrato de manutenção mensal, dá para listar todos os meses do contrato e ticar o mês a cada conclusão de atendimento mensal.

E não se esqueça que o atendimento conta muito no fator de consideração, ouça sempre o que a pessoa tem a dizer e ofereça a melhor experiência possível. Os textos Atendimento: a força de uma marcaRelacionamento como chave do sucesso falam da importância do atendimento em todo o processo de compra, do primeiro contato ao pós-venda.

E aí, Gostou? 

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Até a próxima.

Beijos da Inês.

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