Relacionamento como chave de sucesso

Olá, amigos!

Se você vendeu e nunca mais falou com seu cliente… eeita! Precisa rever isso. O Pós-venda é bem mais amplo que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Pare e pense: se ele já comprou, ele já conhece sua marca, produto e/ou serviço. É um baita atalho para uma nova conversão. Tem muita empresa que deixa o processo acabar na venda ou deixa tudo para o SAC, e essa é uma falha terrível. Vamos falar de interação e relacionamento?!

No artigo anterior demos dicas para postagem e falamos de interação em casos de CTA, reclamações e elogios, e aqui falaremos de interação no pós-vendas e também para aqueles que te acompanham.

O SAC continua sendo essencial, mas ele apenas recebe uma demanda e você não precisa necessariamente esperar o cliente entrar em contato. Bata na porta dele também.

Transparência, acompanhamento da entrega, agilidade e praticidade em caso de trocas, pesquisa satisfação, programas de fidelidade, cupons exclusivos, um atendimento humanizado… pode-se usar muitos recursos. É preciso manter um Follow up.

Uma das ferramentas mais utilizadas é o e-mail marketing, e é preciso se atentar. Se você quiser a todo e-mail apenas vender, pode haver um aumento de desinteresse (descadastro). É claro que vender é o objetivo final, mas existem formas de ser “mais útil” para seus clientes. E-mail marketing não é só vendas, mas sim, relacionamento.

Outra forma de interação é o blog e as redes sociais. Curtidas, compartilhamentos, buzz, lives, eventos, bastidores, vídeos, pesquisas, feedbacks, enquetes, desafios, campanhas, filtros… o limite é a criatividade.

O objetivo é justamente manter o cliente próximo e aumentar sua satisfação com a marca. A jornada do consumidor continua após a venda. É preciso investir para que o relacionamento com o cliente dure, que ele não vá para a concorrência. Pois tão importante quanto atrair clientes, é mantê-los.

E quando os clientes viram fã da marca, eles também podem se tornar promotores. Compram, recompram, indicam, falam bem. E pode haver a tecnologia que for, no final é a propaganda ‘boca a boca’ que mais mostra o potencial da marca. E dificilmente um cliente vira fã sem uma pós-venda eficiente.

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Veja um exemplo de jornada de pós vendas (e que você pode implantar nos seus processos):

 

Adoção. O cliente começa a usar o produto comprado.

Uma boas vindas e dicas de uso seriam interessantes.

 

Retenção. O cliente já tem uma definição da marca e condições de avalia-la.

Aproveite para colher feedbacks e envie conteúdos exclusivos.

 

Expansão. O cliente está disposto a fazer um novo negócio.

Que tal oferecer um cupom exclusivo ou um produto complementar ao que ele comprou com um precinho especial?

 

Engajamento. O cliente se torna defensor da marca. (auge)

Você pode oferecer vantagens por indicação ou um programa de fidelidade.

 

Lembrando que estas são sugestões. Veja quais as vantagens que sua empresa pode oferecer de acordo com o cliente/produto/serviço. Algo em que os dois saiam ganhando. Ele na experiência e você no aumento de receita.

Cuidar bem do seu cliente é cuidar bem do seu negócio.

 

Ahh não esquece: a @lhamadigital tá nas redes sociais. Acompanhe a gente.

Beijos da Inês.

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