Sabe a diferença entre orgânico e patrocinado nas redes sociais? 

Olá amigos!

Aos poucos vamos nos aprofundando sobre como funciona o marketing digital. Branding, relacionamento, vendas… a internet pode nos ajudar nisso tudo! Mas nesse momento vamos entender as principais diferenças entre publicações orgânicas e patrocinadas.

Em Google: como se aliar com a gigante da internet tem algumas diretrizes que diferenciam resultados de pesquisa orgânicos e patrocinados (pago). Essa é a diferença básica dos dois: o patrocinado você paga para aparecer para novas pessoas, no orgânico você só aparece para seus seguidores. Mas nas redes sociais há um detalhe importante: relacionamento.

Um post ou um stories orgânicos é para aqueles que já seguem o perfil, pois dificilmente aparecerá para quem não segue. Ou seja, na publicação orgânica você não paga para publicar, e é uma ótima ferramenta de relacionamento com aqueles que já conhecem a sua marca e te acompanham. É possível atingir novos seguidores/clientes, mas é mais lento, trabalhoso e também exige uma estratégia mais trabalhada.

Já a publicação patrocinada é justamente para atrair novos seguidores e clientes, e não aparece no feed (a não ser que seja publicado de forma orgânica e/ou seja impulsionamento). E, cá entre nós, não é interessante aparecer um anúncio para quem já te acompanha ou para aquele que não se enquadra no público-alvo. A não ser que a utilização de patrocinado faça parte de uma estratégia de relacionamento, aí é interessante.

Outra característica do patrocinado é a capacidade de segmentação. Você pode determinar país, região, cidade, idade, sexo, horário, dias, interesses… opções e combinações quase infinitas. Isso permite delimitar de acordo com o público-alvo do seu negócio.


E aí? Já está pensando nas estratégias para sua empresa nas redes sociais?
Conta pra nós! 

Beijos da Inês.

Cadastre-se
para falar com um
Consultor de Marketing

Leia também:

Quanto investir nas redes sociais