Olá amigos!
Nesta publicação falarei de uma técnica importantíssima para transmitir confiança e profissionalismo para sua marca. Bora entender o que é diagramação?!
Diagramação é um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição do texto e elementos de acordo com o objetivo do material, ela proporciona legibilidade, harmonia e profissionalismo. Uma das maiores qualidades é transformar um texto complexo em algo fácil de entender.
Substituir dados e pesquisas por infográficos, quebrar o texto para guiar melhor a leitura, utilizar imagens que ilustrem o tema. Tudo isso faz parte da diagramação. Quanto mais bem formatado um texto, melhor se estimula a criatividade para apresenta-lo de forma eficiente, simples, clara e esteticamente agradável.
É muito comum em jornais, revistas, cardápios e flyers, onde há bastante informação e elementos, em que é preciso organizar tudo para deixar a leitura menos densa. Mas as mesmas técnicas são aplicadas em artes menores, como por exemplo, nas redes sociais.
Afinal, uma postagem construída com um objetivo e estruturada de forma amigável, informativa e intuitiva ajuda na maximização de alcance e engajamento. Confira abaixo dicas para melhorar seu feed.
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7 dicas simples para melhorar a diagramação de suas publicações nas redes sociais:
1 – Ter o que dizer
Primeiro e mais importante passo: ter conteúdo. Não poste só por postar, pense em um conteúdo que seja interessante para seu público. Lembre-se de usar as redes sociais como estratégia para trabalhar a sua marca na internet. Seja interessante, criativo e objetivo.
2 – Elementos
Separe o conteúdo estruturalmente para que as coisas não se misturem e se percam. Essa ‘fragmentação’ ajuda a não deixar muita informação num só lugar. Se necessário faça postagens complementares ou um carrossel. Lembre-se também de determinar quais elementos usará: textos, ícones, imagens, vídeos, gifs, etc.
3 – Margens
Ajuste o layout de sua arte mantendo sempre as margens laterais, superior e inferior. Elas são importantes para centralizar as informações e gerar áreas de respiro, evitando um design ‘poluído’. Evite aglomerar muitas informações em uma só região.
4 – Contraste
O contraste tem como objetivo facilitar a leitura, e isso pode ser feito com cores e tamanho de elemento (fonte, foto, ícone). Por exemplo: um texto branco em um fundo amarelo bebê pode não dar o contraste necessário para ler, pois são cores claras, assim como colocar um texto em preto na frente de uma foto escura. É preciso estar legível.
5 – Tipografia
Cuidado com o excesso de fontes, utilizar muitas letras diferentes pode gerar confusão e demonstra amadorismo, utilize no máximo três fontes. Se atente também ao tamanho das letras e na hierarquia delas.
6 – Hierarquia
Hierarquia é determinar o que tem mais importância e demonstrar isso visualmente. Títulos tem um tamanho, subtítulos e texto corrido tem outros tamanhos. Tudo para guiar a pessoa na leitura da publicação. O mesmo se aplica a fotos, ilustrações, ícones. Os elementos mais importantes devem se destacar de alguma forma. E cuidado com os exageros e a desproporção. É preciso ficar harmônico.
7 – Identidade
Veja se tudo mostra a identidade do seu negócio: cores, fontes, harmonia, equilíbrio, padronização de tamanhos de títulos, subtítulos, etc… Tudo para não confundir leitor e fazê-lo identificar a sua marca.
E aí? Gostou do tema e das dicas?
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Beijos da Inês.